Emoção e Conscientizacao: Filmes Antigos que Abrem Portas para a Compreensão dos Transtornos Mentais e Questoes Sociais


Vou  postar aqui alguns filmes que relatam direta ou indiretamente problemas sociais, doença ou deficiências mental. Grande parte desses filmes são baseados em fatos reais e retratam o sofrimento dos portadores e familiares envolvidos.


Loucos de amor



Filme de 2005 comédia/drama
Estrelando: Josh Hartnett, Radha Mitchell, Gary Cole, Sheila Kelley
Direção: Petter Naess

O filme conta a história de duas pessoas com Síndrome de Asperger (uma forma de autismo ). Donald dirige um pequeno grupo de autoajuda para pessoas do espectro do autismo que são mais afetadas por seu autismo do que ele. Mozart e Whale Mozart  é um relato fictício , usando personagens vagamente baseados no relacionamento real de Jerry Newport  e Mary Meinel (agora Mary Newport).

******************************************************************


Adicionar legenda
1-Uma Mente Brilhante- Filme de 2002
Filme biográfico, romance -drama que aborda o tema Esquizofrenia.
Estrelando Russel Crowe como ator principal.
Direção de Ron Howard

SINOPSE: John Nash é um matemático prolifico e de pensamento não convencional, Que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável.
Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos. Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações.



Adicionar legenda
Gilbert Grape- Aprendiz de Sonhador 
Filme de 1994, gênero comédia /drama.
Estrelando: Leonardo Di Cáprio, Johnny Depp, Juliette Lewis, Darlene Cates, Mary Stenburgen, Mary Kate Schellhardt, Laura Harrinhton.
Direção: Lasse Hallstron
SINÓPSE:
Desde a morte do pai, Gilbert é responsável pelo sustento da família e pelo irmão caçula, já que sua mãe sofre de obesidade mórbida e depressão. mas Grape conhece uma jovem que lhe mostra a possibilidade de uma nova vida.



Benny e Joon- Corações Em Conflito

Filme de 1993, é uma comédia Romântica.
Estrelando: Johnny Depp, Mary Stuard Masterson, Julianne Moore e Adan Quim.
Direção: Jeremiah S Chech

Sinópse;
Benny e Joon são irmãos, Benny é um mecânico e, como irmão mais velho, toma conta de Joon, que tem transtorno mental. Quando Joon perde uma aposta, Benny se vê obrigado a levar o excêntrico Sam, um rapaz que vive imitando Charlie Chaplin e Buster keaton, para a sua casa.Sam e Joon se apaixonam e, pela primeira vez, por medo de perde-la, Benny sente ciúme da irmã, mas tem que aceitar que ela pode (e quer) ter sua própria vida.


Rain Man
Man é um filme de 1988.
Estrelado por Tom Cruise, Dustin Hoffman entre outros
Direção:Barry Levinson


Sinópse:
O vendedor Charlie recebe a notícia da morte de seu pai e retorna à cidade natal. Chegando lá, descobre que tem um irmão autista e que seu pai deixou a herança de três milhões se dólares á instituição onde ele, Raymond, reside. Ele então leva-o até Los Angeles para com a ajuda de seus advogados tentara guarda legal do irmão.


Resultado de imagem para querido john
Querido John
Filme de 2010, romance/drama/guerra

Dirigido por Lasse Hallstrom, roteiro de Jaime Linden  e baseado no livro do mesmo nome do autor Nicholas Sparks.
Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Henry Thomas, Richard  Jenkins, Scott Porter.
Sinópse:
John Tyree (Channing Tatum), um jovem soldado que foi para casa durante uma licença e Savannah Curtis ( Amanda Seyfried), a jovem universitária idealista por quem ele se apaixona durante as férias de faculdade. Durante os próximos sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem raras vezes,  o casal mantém o contato por meio de cartas de amor. essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas.































    UMA LIÇÃO DE AMOR

    Filme de 2002, Dirigido por Jessie Nelson
    Estrelando: Dakota Fanning , Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Dianne Wiest, Lauren Dean.

    Sinópse;
    O filme relata a historia de Sam Dawson ( Sean Penn), um homem com atraso cognitivo que cria sua filha Lucy ( Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente Social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta  um caso  impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um  desafio com seus colegas de profissão.

    Mister Jones

    O Filme conta a história de um relacionamento entre um bipolar e sua médica, que que tem um interesse mais do que profissional no seu tratamento

    Drama romance de 1993, dirigido por Mike Figgis 

    Elenco: Richard Gere, Lena Olin, Anne Bancroft, Lisa Malkiewicz , entre outros.
    Resultado de imagem para SIMPLES COMO AMAR
     SIMPLES COMO AMAR- Drama romance

    Filme de  1999 Dirigido por Garry Marshall-
    Estrelando: Juliette Lewis, Giovanni Ribisi, Jeane Keaton, Tom Skrritt, Sarah Palson.

    Sinópse:
     Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate (Juliette Lewis) foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, Carla planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann ( Giovanni Ribisi), um jovem que como ela e mentalmente " lento", mas mora sozinho. Em pouco tempo Carla e Danny estão namorando e já pensam em se casar.
     RÉQUIEM PARA UM SONHO- Drama de 2002.

     Elenco: Jared Leto, Marion Silver, Ellen Burstyn, Jennifer Connelly, Marlon wayans
    Direção: Darre Aronofsky
    Sinópse; 
    Harry Goldfard (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem um sonho de montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. porém ambos são viciados em heroína o que faz com que Herry penhore frequentemente a tv de sua mãe ( Ellen Burstyn ) sara , para conseguir dinheiro para manter o vício, do casal e do amigo. Sara a mãe é viciada em assistir programas de tv. Até que um dia é chamada para participar do seu programa favorito o "Tappy Tibbons Show" que é transmitido para todo o país, para vestir seu vestido preferido sara resolve tomar pílulas para emagrecer receitadas pelo seu  médico, e acaba se  tornando uma viciada neste medicamento.















    Comentários