Cantores Jamaicanos da atualidade

Os cantores jamaicanos são mais  conhecido pelo reggae jamaicano que foi popularizado no fim da década de 1960 pelos  cantores já falecidos,  Desmond Dekker, Gregory Isaacs, Prince Buster, e o mais famoso deles Bob Marley também conhecido como O Rei Do Reggae, que deixou em todo o mundo muitos  seguidores talentosos, dentre eles os seus próprios filhos. Bem, mas isso não quer dizer que os cantores jamaicanos  só  cantam reggae, é claro que não... existem cantores de todos os gêneros e estilos.
Vamos ver 20 cantores jamaicanos da atualidade.
Sean Paul- Nome artístico de Sean Paul Ryan Francis Henriques, é um cantor jamaicano de reggae e hip-hop, vencedor do GRAMMY de 2002 com o álbum DUTTT ROCK como melhor álbum Raggae.
Nascido em 9 de janeiro de 1973 em Kigston, Jamaica.


Buju Banton - Cantor e músico de reggae, dancehall e ragga. Gravou também diversas canções pop e dance, bem como músicas que tratam de temas sócio-políticos,
Banton  lançou os primeiros singles dancehall em 1988, mas chegou ao destaque em 1992 com dois álbuns, STAMINA DADDYE e MR MENTION, que se tornou o álbum mais vendido da história jamaicana após sua liberação.Em meados da década de 90, Banton tinha se convertido à fé Rastafari, e a sua música assumiu um tom mais espiritual. Em 2010 com o álbum Before the Dawn ganhou o Best Reggae Álbum no 53° GRAMMY AWARD.
Nascimento: 15 de julho de 1973 em Kigston, Jamaica.




Eek-A-Mouse- Nome artístico de Ripton Hylton, nascido em 19 de novembro de 1957 em Kingston, Jamaica é uma das primeiras estrelas do reggae no país. É responsável pelo sub-gênero de reggae conhecido como SINGJAYING, e ficou famoso por ter feito mais de 200 Shows em um ano nos Estados Unidos da América, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, e Índias Ocidentais.


Ziggy Marley- Nome artístico e David Nesta Marley,  cantor e compositor, nascido em 17 de outubro de 1968 em Trenchtown, Kingston, Jamaica. É o quarto filho de Bob Marley.
Após a morte de seu pai em 1981, Ziggy Marley foi apontado como sucessor natural de Bob Marley. Ziggy Marley teve suas primeiras aulas de guitarra e bateria com Bob Marley. Tinha 17 anos quando estreou em seu disco com o grupo THE MELODY MAKERS, formando juntos com seus irmãos, em Play The Game Right, de 1995. escolhido em homenagem a David Bowie- que havia lançado The Rise And Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, álbum fundamental na história do rock, em 1972.


Ky-Mani Marley-É um cantor de reggae e  filho de Bob Marley. Ky- Mani nasceu em Kingston capital da Jamaica em 26 de fevereiro de 1971. Ele gostava muito de seu pai Bob Marley,  pois o pai dele deixava ele participar dos finais de shows. Iniciou a carreira em 1989 oito anos depois da morte de seu pai. seu primeiro sucesso foi "Little Sinsemilla.
Ky-mani também é ator e participou como protagonista nos filmes One Love e Conexão Jamaica. Teve outras participações menores nos filmes "Correndo Atrás" (2000) e "Sem Sentido" (1998).
Don Carlos- Nome artístico de Ervin Spencer, compositor e cantor de reggae Jamaicano.
Nascido em Kingston em 29 de junho de 1952

Shabba Ranks Nome artístico de Rexton Rawlston Fernando Gordon, é um cantor jamaicano. Foi por muito tempo um dos mais famosos artistas de ragga, até a chegada de Shaggy, Shabba foi o primeiro artista de dancehall a ganhar um Grammy.
Nascimento: 17 de janeiro de 1966, Sturgetown, Saint Ann. Diferente de Shaggy , Shabba sempre usou a técnica de deejaying e não cantar. Seu tom de voz grave e rouco trouxe muito sucesso e também imitadores.

Omi- Nome artístico de Omar Samuel Paslei, é um cantor Jamaicano de Pop,  Reggae,  hip hop conhecido pela single Cheerleader, Sucesso mundial em uma versão remixada pelo DJ alemão Felix Jaehn. Ele também tem contrato com Ultra Music, uma Parte da Sony Music
Nascido em 3 de setembro de 1986 em Claredon, Jamaica.
Vybz Kartel- É o nome artístico de Adidja Azim Palmer, um artistamusical, ator, produtor de disco e empresário Jamaicano.
Kartel é um dos mais bem-sucedidos de DANCEHAll (Estilo musical popular jamaicano que nasceu nos anos 70)  e, entre vários apelidos , é chamado de "Worl ' Boss" e foi Reconhecido como um dos produtores infantis mais habilidoso e  produtivos do gênero e o mais popular em dancehall.

Anthony B- Keith Blair mais conhecido pelo nome artístico, é um músico jamaicano e membro do Monimento Rastafari.
Nascimento; 31 de março de 1976, Trelawny, Jamaica.


Damian Marley-Nome artístico de Damian Robert Nesta " Jr Gong" Marley é um cantor jamaicano vencedor de três GRAMMY'S. Nascido em Kingston, Jamaica em 21 de julho de 1978 é o sexto filho de Bob Marley.
Damian não chegou a conviver muito com o pai, Falecido enquanto Damian tinha pouco mais de dois anos, é filho da ex-miss Mundo Cindy Breakspeare. Ele começou sua carreira aos 13 anos, fez parte do grupo The Shepherds, gravou seu primeiro single solo com o nome de "DJ Degree". Em 1996 lançou seu primeiro disco, "Mr Marley". O segundo, Halfway Tree" lançou em 2001 deu a ele o Grammy de melhor álbum de reggae. Com  "Welcome to Jamrock", Damian alcançou o reconhecimento pela qualidade de seu som.

Horace Andy- Cantor e compositor de reggae raiz jamaicano, conhecido pelo distinto vocal e pelas canções " Government Land", " Angel" e " Five Man Army"
Nascimento: 19 de fevereiro de 1951 em Kingston, Jamaica.
Gênero: Reggae, Trip Hop, Eletrônica.

Ini-Kamoze- Nome artístico de Cecil Campbell, nascido em 9 de outubro de 1957, em Saint Maire, Jamaica.É um cantor de reggae, ele é mais conhecido por sua canção-assinatura, " Here Comes the Hotsteppe", que foi lançado em 1994 e posteriormente, liderou o EUA BILLBOARD HOT 100 CHART. Ele também alcançou o número um na Austrália e Nova Zelândia, e o número quatro nas paradas de cantor solo no Reino Unido.


Shaggy-Nome artístico de Orville Richard Burrell, é um cantor de reggae e hip hop, nascido em Kingston, Jamaica no dia 22 de outubro de 1968. Foi morar em Nova Iorque na adolescência, cresceu como DJ e aos 18 anos foi morar com a mãe em Brooklin.
Enquanto estava estacionado em Camp LeJeune, Carolina do Norte, grava num pequeno estúdio de Nova  York o tema " Oh Carolina". O êxito de "Oh Carolina ", não passa despercebido aos olhos da Maior VIRGIN RECORDS, que com ele assina o contrato milionário que inclui a gravação do álbum Pure Pleasure em 1993, neste ano lançou Pure Pleasure alçado com o hit "Oh Carolina". Seu grande momento porém anida estava por vir, com o álbum Boombastic, e o single homônimo tema de um comercial da LEVI'S e, Shaggy fez um dos discos mais tocados em 1995, valendo-lhe seu primeiro disco de Platina, além de um Grammy por melhor álbum de reggae. 

Jimmy Cliff- Nome artístico de James Chambers , nascido em Portmore, Saint Catherine,Jamaica em 1 de abril de 1948.
Seu talento foi percebido desde a infância, quando Jimmy participava de feiras e mostras culturais cantando. Aos 14 anos mudou-se para Kingston para dedicar-se a carreira, período em que adotou o nome artístico Jimmy Cliff. Sua carreira ganhou um novo impulso quando a canção Trapped, interpretada por ele , foi inserida no disco WE ARE THE WORLD, de 1985. Ainda em 1985 o álbum Cliff Hanger ganhou o GRAMMY AWARD PARA MELHOR ÁLBUM DE REGGAE.Ainda em 1985 contribuiu para a canção SUN CITY, uma canção de protesto escrita e composta por Steven Van Zandt e gravadas por um grupo de artistas que que trabalhavam em conjunto para para transmitir suas idéias de oposição `a política de Sul-africana de Apartheid.
Em 1980, excursionando com GILBERTO GIL, lotou todos os estádios onde pisou. Durante a década de 90 gravou com vários grupos  brasileiros como: Araketu, Cidade Negra , Titãs e Olodum. 
Suas músicas mais  tocas aqui no Brasil onde tem uma grande legião de fãs são incontáveis como  We ALL ARE ONE, PEACE, REGGAE NIGHT, REBEL IN ME, NOW AND FOREVER e muitas outras.
Beenie Man- Nome artístico de Anthony Moses Davis, Cantor, compositor e produtor jamaicano. Ele é o auto-proclamado "Rei do Dancehall.".Beenie Man já estava envolvido na indústria da música desde criança, começando brindar com a idade de cinco anos, e foi incentivado por seu tio SYDNEY WOLF, que tocava bateria para Jimmy Cliff. Ele venceu o concurso de talento Tastee, em 1981. O DJ Barry G apresentou-o aos operadores de som da rádio local, que ajudaram a estabelecer a popularidade do jovem deejay, que ficou conhecido como Beenie Man. Nascimento: 22 de agosto de 1973, kingston, jamaica. Gêneros: raddae, dancehall, raggae fusion, ragga-soca.
Burning Spear- Nome artístico de Winston Rodney cantor famoso de reggae, nascido em 1 de março de 1945 em Saint Ann, Jamaica.
Andru Donalds- (Kingston, (16 de novembro de 1974) é um  músico e cantor e compositor  jamaicano com carreira solo anterior, que desde 2000 é um dos vocalistas do projeto musical ENIGMA. Donald obteve sucesso com a canção "Misshale" que atingiu #38 na BILLBORD HOT 100 em 1995. No Brasil, suas canções com mais notoriedade são " All Out Of Love" e "Save Me Now", que foi um dos temas da novela Cara e Coroa da Rede Globo. Gênero: Pop-Rock, Soul, Reggae, Enigmatic.

Bunny Wailer- Nome artístico de Nenille O'Riley Livingston ( Kingston, 10 de abril de 1947), é um cantor, compositor, percussionista de reggae.Foi um integrante da formação original do grupo de reggae The Wailers, juntamente com Bob Marley e Peter Tosh. Depois de deixar o grupo, Bunny fixou-se mais em seus princípios espirituais.Assim como os Wailers, ele era um rastafari declarado. Produziu alguns de seu álbuns, além de compor e regravar a maioria do material do catálogo dos Wilers. Ele obteve sucesso cantando músicas apolíticas, mais pop e dançantes. Bunny sobreviveu aos seus contemporâneos quando a morte violenta era um lugar comum.
Wailer ganhou três Grammys de "Melhor Álbum de Reggae"em 1990, 1994 e 1996.

    Max Romero-
    Nome artístico de Maxwell Livingston Smith (Saint James , 22 de Novembro de 1947)é um músico de reggae que fez bastante sucesso em seu país natal e no Reino Unido.
    Romero foi responsável por criar um sub-gênero do reggae, denominado LIRYCS, onde eram cantadas as músicas com três vozes, dando uma conotação vocal mais elaborada nas mesmas.Lançou o sucesso Wet Dream.

    Andru Donalds - All Out Of Love


    Comentários