É possível Ser Feliz Fora Dos Padrões?

Olá amigos, quero compartilhar com vocês este texto maravilhoso, que nos leva a refletir sobre questões muito importantes  para as nossas vidas, seja qual a classe social, credo, ou raça. Vivemos em sociedade e temos que seguir as regras impostas pela mesma.
E assim agente vai levando.




   
        
É possível ser feliz fora dos padrões? Felicidade não oficial também é felicidade? Felicidade pessoal que não é reconhecida como felicidade pelos outros continua nos fazendo feliz? Talvez, se quisesse um mergulho mais profundo, deveria perguntar: Existe felicidade? Ou o que existe são momentos incríveis e passageiros que nos fazem ter coragem para enfrentar os momentos maus e tristes?
O conceito de felicidade já é bastante fugidio, pois não está exclusivamente relacionado a motivos objetivos. Muitas vezes, ingenuamente , achamos que somos felizes quando conseguimos o que queremos ou imaginamos querer. Obviamente , realizar desejos é delicioso, mas por outro lado, as estatísticas mostram que nem sempre aqueles que cumpriram mais metas e conquistaram mais feitos são os mais felizes.
A felicidade é um estado de espírito altamente frágil e complexo, que pode ser despertado por grandes realizações ou simplesmente por uma pequena motivação. Às vezes, nos sentimos felizes sem saber exatamente o porquê.
Em outros casos, objetivamente falando, tudo está perfeito, mas sentimos que falta algo, um toque de emoção, um sentido mais profundo para aquilo que vivenciamos. E a não detecção da nossa insatisfação pode se reverter em mais uma razão para se sentir infeliz. Quando temos tudo para ser feliz, na opinião da sociedade, e não nos sentimos, pode surgir um incômodo sentimento de culpa.
Mas voltando à pergunta inicial: É possível ser feliz fora dos padrões? É possível ser feliz quando a gente se diverte e se realiza e se sente bem, mas para os olhos da sociedade a gente fracassou? É possível ser feliz quando a gente não fez a lição de casa para brincar no pátio da escola? 
É possível ser feliz quando a gente não vive uma vida de status social, quando a nossa felicidade não incomoda nem desperta inveja nos outros? Quando a nossa felicidade não tem glamour? Quando a nossa felicidade não nos faz ascender na escala social? Quando a nossa felicidade tem gosto de pastel de feira com caldo de cana?
É possível ser feliz sem os aplausos alheios? É possível ser feliz quando aqueles que nos cercam consideram nossas realizações pequenas e desimportantes? Quando não fazemos aquilo que esperam de nós, de alguém da nossa etnia, da nossa faixa etária , da nossa classe social?
É possível ser feliz mesmo quando as pessoas que mais amamos olham para a nossa felicidade com condescendência, como olhamos para aqueles que julgamos vítimas? Enfim, é possível ser feliz fora daquele esquema básico de casamento convencional com dois filhos ( de preferência um menino e uma menina) emprego em multinacional, conta bancária gorducha e corpo magérrimo? É possível ser feliz sem casa própria em bairro de luxo, carro do ano e o último modelo do smartphone?
É possível ser feliz sem viajar nas férias para os locais da moda, sem possuir uma profissão valorizada pela sociedade? É possível ser feliz quando o nosso estilo de vida não serve de paradigma para ninguém?
Minhas perguntas são retóricas. Creio que cabe a cada um respondê-las na intimidade do próprio coração.

Texto de Silvia Marques



 

Comentários