Divas da musica Negra Norte-americanas

Conhecidas em todo mundo e referência para muitos cantores da música negra americana. Algumas delas  já não estão mais entre nós, mas estão vivas em nossas memórias através de suas canções.

  Etta James- James Etta Halkins. Foi uma cantora norte-americana de Blues, ReB, Jazz e musica gospel.Ficou na 22 posição entre os maiores cantores de todos os tempos pela revista ROLLING STONES, sendo a 3 mulher mais bem colocada, ficando apenas atraz da Tina Turner(17) e Aretha Franklin a(1)
Nascimento; 25 de janeiro de 1938, Los Angeles, Califórnia, EUA.
Falecimento: 20 de janeiro de 2012.Califórnia, EUA. rock and roll





Patti Labelle- Patricia Louize Holte mais conhecida pelo nome artístico Patti Labelle, é uma cantora, compositora e atriz estadunidense com mais de 50 anos de carreira.
 Foi vocalista do grupo Labelle de 1959 a 1976, pelo qual lançou sua canção assinatura Lady Marmalade em 1974.Nascimento: 24 de maio de 1944, Filadélfia, Pensilvânia, EUA.


Anita Baker é uma cantora norte-americana de Re B e soul. Ela ganhou 8 Grammy Award e tem 4 disco de platina e 2 de ouro em seu rol.
Nascimento: 26 de janeiro de 1958, Ohio, EUA.





GLoria Gaynor

Gloria Fowles, mais conhecida pelo nome artístico, Glória Gaynor, é uma cantora estadunidense, mais por seus grandes sucessos da era Disco, "Never Can Say Goodbye"de 1974,  "Let Me Know"de 1978, "I Am What I Am " de 1984 e , principalmente, "I Am Survive"de 1978
Nascimento:7 de setembro de 1949, Newark, Nova Jersey, EUA.
Aretha franklin

Aretha  Louise Franklin foi uma cantora, atriz, pianista, e ativista norte-americana de Gospel, ReB, e Soul, que se tornou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e pela mesma revista a nona maior artista da música de todos os tempos.
Nascimento :25 de março de 1942, Memphis, Tennessee, EUA.
Falecimento: 16 de agosto de 2018, Detroit, Michigan, EUA.
Chaka Khan


Yvette Marye Steves, conhecida como Chaka Khan, chamou atenção do mundo da música pela primeira vez como cantora, na banda Funk Rufus,em meados dos anos 70.Com a ajuda de Stivie Wonder, despontou nas paradas de sucesso POP e ReB em 1974, com a cação "Tell Me Something Good". Também com a Banda Rufus,  gravou a excelente e vibrante"Ain't Nobody", cujo refrão extremamente, levantao público. É com esta música que Chaka Khan costuma fechar seus shows, deixando um gostinho de "quero mais" na platéia.


Roberta Flack
Roberta Flack, cantora,compositora e pianista estadunidense.
Nascida na Carolina do Norte em uma família de de músicos, começou a estudar piano desde cedo, assim como a desenvolver sua voz. Formada em música pela Universidade de Howard, Cantava nos Pubs de Washingthon, D.C, quando foi contratada pela gravadora Atlantic Records, em 1969.
Seu primeiro LP, First Take, teve uma boa repercussão, mas o sucesso mesmo veio  com o compacto First Time Ever I Saw Your Face e Killing Me Softly With His Song. Em 1977 gravou outro grande sucesso ao lado de Dony Hathaway  (The Closer I Get To You).
Considerada uma cantora Soul, Roberta Flack revela influências Jazz[´sticas e até classicas em seu estilo pianístico.
Nascimento: 10 de fevereiro de 1937, Asheville, Carolina do Norte, EUA.


Marie Dionne Warwick é uma cantora norte-americana. É prima da cantora Whitney Houston, irmã de Dee Dee Wawick e sobrinha de Cissi Houston. ganhou fama como a interprete preferida dos compositores Burt Bacharach e Hal David. Ambos a  presentearam com uma série de sucessos. Com mais de 50 anos de carreira, estima-se que tenha vendido mais de 66 milhões  de cópias de seus discos.
Nascimento: 12 de dezembro de 1940, Orange, New Jersey, EUA.

Whitney Houston


Whitney Elizabeth Houston foi uma premiada cantora, compositora, atriz, empresária e supermodelo norte-americana. É considerada uma das maiores e melhores cantoras mundiais. Tamanho talento e sucesso a fizeram ser conhecida como A Voz, alcançando tessituras e extensões impressionáveis. Houston é a artista mais premiada de todos os tempos, de acordo com guinness World Records, em 2009. Em sua lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, sete Grammy, Awards e trinta e um Billboard Music, 22 American music Awards, num total de 451 prêmios conquistados em sua carreira até 2013. Houston também foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música , tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.Inspirada por vários cantores de soul de destaque em sua família, incluindo a mãe Cissy Houston, e as primas Dionne Warwick e  Dee Dee Warwick.
Nascimento: 9 de agosto de 1963, Beverly Hills, Califôrnia, EUA.
Falecimento;11 de fevereiro de 2012, Beverly Hills, Califôrnia..

Gladys knight


Gladys Knight ( nascida como Gladys MariaKnight ). 
É uma cantora norte-americana de soul e ReB. Fez muito sucessona segunda metade do séculoXX com sua banda Gladys Knight e The Pips, que continua em sua formação o irmão e os primos da cantora ( Merald"Bubba" Knight; Edward Patten e William Guest), respectivamente. Era tia da cantora Aaliyah. Gladysé conhecida também por Empress of Soul (Imperatriz do Soul, em Português)
Nascimento:28 de maio de 1944, Estados Unidos da América. 

Tina Turner
Anna Mae Bullock,  conhecida como Tina Turner, uma cantora, compositora, dançarina e atriz suiça. Nascida norte-americana,Tina renunciou à cidadania estadunidense em 2013, alegando não possuir mais nenhum laço afetivo e social com os EUA, pois não viaja para seu país de origem há muitas décadas, já que sua família sempre a visita na Suíça, onde vive desde 1995 A artista reside na cidade de Kusnacht  com o marido, e em entrevistas revelou sentir-se em casa, e que não pode imaginar outro lugar melhor para viver, informando apreciar a vida privada que a Europa lhe garante.
Em 1988 seu nome entrou para o Guiness Book,  o livro dos recordes, como o maior show já feito por uma cantora solo. A artista reuniu 182 mil pessoas no Maracanã , no Rio de Janeiro para ver sua apresentação. O show foi transmitido para todo o mundo. Nesta época estava fazendo a turnê "Break Every Rule".
Turner é considerada "A Rainha do rock 'n roll", sendo a artista feminina mais bem-sucedida nesse gênero, tendo vencido 12 vezes o Grammy Awards, e vendido mais de 200 milhões de cópias no mundo todo. Também é uma das artistas que mais arrecadou em bilheterias por suas turnês na história. A revista Rolling Stone classificou Tina Turner como uma das "10 Maiores Artistas de Todos os Tempos".
Nascimento: 26 de novembro de 1939, Nutbush, Tennessee, EUA. Nacionalidade Suíça (2013) Stephanie 





Natalie Cole

Natalie Maria Cole ou simplesmente Natalie Cole foi uma cantora e compositora norte-americana ganhadora de nove prêmios Grammy Awards. É filha do também cantor e compositor Nat Kink Cole [1919-1965]. Em 1991 gravou o single Unforgettable onde a voz de seu pai remasterizada foi mixada à sua para similar que os dois, pai e filha, cantavam juntos.
Nascimeto: 6 de fevereiro de 1950, Los Angeles, Califórnia, EUA
Morreu na noite de 31 de dezembro de 2015, devido a complicações renais em decorrência da hepatite C.


Donna Summer


Donna Summer, nascida LaDonnaAdrian Gaines, foi uma cantora, compositora e pianista norte-americana, conhecida por estar entre as melhores cantoras mundiais e por ter feito suas gravações musicais no estilo disco nos anos 70 e posteriormente dance music nos anos 80, 90 e 2000
Nascimento:31 de dezembro, Boston, Massachusetts, EUA
Falecimento:17 de maio de 2012, Naples, Florida, EUA


Diana Ross

Diane Ernestine Earle Ross, conhecida como Diana Ross, é uma cantora americana de Soul, Jazz, ReB e Pop. estima-se que a venda de seus discos e álbuns já ultrapassaram a soma de 100 milhões de cópias,
Nascida em 26 de março de 1944, Detróit, Michigan, EUA

Nina Simone
Eunice Katheleen Waymon, conhecida pelo nome artístico Nina Simone foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos.

Nascimento: 21 de fevereiro de 1933, Tryon, Carolina do Norte, EUA
Falecimento: 21 de abril de 2003, Carry-le-Rouet, França


Irene Cara
Ireni Cara foi uma cantora, compositora, e atriz estadunidense. Foi ganhadora do Oscar de melhor canção, além de diversos outros prêmios, incluindo o Grammy e o Globo de Ouro.
Nascimento: 18 de março de 1959, Bronx, nova Iorque, Nova York, EUA
Falecimento: 25 de novembro de 2022, Largo, Florida, EUA


Comentários

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog!