A Realidade dos excluídos- filmes brasileiros recentes sobre questões sociais

 o Brasil é um país de contrastes, onde convivem riqueza e pobreza, violência e solidariedade, diversidade e descriminação. Essas questões são refletidas na produção  cinematográfica brasileira, que busca retratar a realidade social do país com sensibilidade, crítica e criatividade. Neste post, vamos apresentar três filmes recentes que abordam temas como racismo, desigualdade de classe, educação e relações de trabalho. São eles: Branco Sai preto Fica, Que Horas Ela Volta? e Casa Grande. Esses filmes mostram como o cinema pode ser uma ferramenta de conscientização, debate e transformação social. Acompanhe a seguir uma breve sinopse e analise de cada um deles.

Branco Sai Preto Fica (2014)

Um documentário de Adirley Queiroz que mistura ficção científica e realidade para retratar um tiroteio em um baile de black music, em 1986, na Ceilândia , periferia de Brasilia.O filme mostra as consequências da violência policial e do racismo na vida de dois homens negros que ficaram com sequelas físicas e emocionais.


Branco Sai Preto Fica


Que Horas Ela Volta? (2015)

Um filme de Anna Muylaert que conta a história de Val, uma empregada domestica que trabalha na casa de uma família rica em são Paulo e que recebe a visita de sua filha Jéssica, que vem do nordeste para prestar vestibular. O filme explora as diferenças sociais, culturais e afetivas entre as duas realidades, e as tensões entre patrões e em pegados. 

Diretora: Anna Muylaert

Roteiro: Anna Muylaert e Regina Cazé

Elenco: Regina Cazé (Val), Michael Joelsas (Fabiano), Camila Márdila (Jéssica), Karine Teles(Bárbara), Helena Albergaria( Edna), Bete Dorgan (Janaina), Lourenço Mutarelli (Carlos), Luci Pereira (Raimunda)


Que Horas Ela Volta? 

Casa Grande (2014)

Um Filme de Fellipe Barbosa que narra a crise financeira e familiar de uma família rica do Rio de janeiro, Vista pelos olhos do adolescente Jean, que se apaixona por uma menina pobre da periferia. O filme, revela como a classe social determina os lugares frequentados, as oportunidades oferecidas e as relações estabelecidas na sociedade brasileira. 

Esses são apenas alguns de muitos filmes que trazem esta temática da realidade brasileira.

Diretor: Fellipe Guaramano Barbosa

Diretor de fotografia: Pedro sotero

Produção: Migdal Filmes- Lafa Britz

Elenco: Tales Cavalcanti (Jean), Marcelo Novaes( Hugo), Suzana Pires ( Sônia), Bruna Amaya (Luiza), Clarissa Pinheiro (Rita), Alice Melo ( Nathalie), Sandro Rosa, Marilia Coelho, Georgina Góes, Lucélia Santos, Victor Camelo 

Casa Grande 


Comentários