30 personagens negros de filmes que em algum momento marcaram suas vidas

30 Personagens Inesquecíveis: Celebrando a Consciência Negra no Cinema e na Vida

Neste mes dedicado à consciência negra, é uma honra destacar 30 personagens que deixaram um impacto marcante e inspirador no mundo do cinema. Esses personagens cativaram nossos corações com atuações brilhantes e representativas, além de nos emocionar e divertir com suas historias envolventes.
Dentre os destaques, não podemos esquecer a icônica atuação de Hattie McDaniel como Manny em " E O Vento Levou", que a tornou a primeira artista Afro-descendente a receber um Oscar. Também é impossível não se comover com Will Smith em " A Procura da Felicidade", Chwetel Ejiofor e Lupyta Nyong'o em "12 anos de Escravidão", e a brilhante interpretação de Viola Davis em " As Viúvas"

Homenageamos também os artistas que nos deixaram, mas que ficaram eternizados através de seus trabalhos, como o saudoso Michael Clarke Ducan em "À espera de Um Milagre" e o Lendário Ray Charles, cuja história foi retratada com maestria por Jamie Fox em "Ray".
Além disso, não podemos esquecer das séries que marcaram época, como "Todo Mundo Odeia o Chris" e  " Um Maluco no Pedaço", que lançaram talentosos como Chris Rock e Will Smith.
Esses filmes e personagens nos lembram da importância da representatividade no cinema, mostrando-nos histórias ricas e diversas que refletem a experiência humana em sua plenitude. Que neste mes da consciência negra, possamos celebrar e enaltecer essas atuações marcantes que ecoam na memória coletiva, inspirado-nos a lutar por uma indústria cinematográfica cada vez mais inclusiva e diversa.



1- "E O Vento Levou" ( Gone With the Wind, 1939)- è uma obra-prima cinematográfica que transcende gerações. Embora seja elogiado por sua beleza estética e suas atuações magistrais, também enfrentou críticas devido à sua representação romantizada da escravidão e sua visão limitada da história dos Estados Unidos.
Apesar de suas controversas interpretações históricas,"E o Vento Levou" é inegavelmente um marco na história do cinema, com sua narrativa épica e personagens inesquecíveis. O filme ganhou oito Oscars, incluindo Melhor Filme, e continua sendo uma obra essencial para os amantes do cinema, deslumbrando espectadores com sua grandiosidade e complexidade por amantes do cinema, deslumbrando espectadores com sua grandiosidade e complexidade por décadas.






2- "Advinha quem vem para o jantar" Filme de 1967
Neste filme Sidney Poitier entrega uma atuação memorável como o carismático Dr. John Prentice. A história aborda a tema da interracialidade e as reações de uma família liberalquandosua filha apresenta seu noivo negro. Sidney Poitier cativa o público com seu carisma e habilidade de transmitir a complexidade dos dilemas enfrentados pelo casal em meio a questões sociais e raciais da época.




3- A Procura da Felicidade: filme de 2006

Will Smith entrega uma performance arrebatadora como Chris Gardner, um pai solteiro que enfrenta inúmeras adversidades na busca por uma vida melhor para ele e seu filho. A atuação de Smith é emocionante e genuína, transmitindo a determinação, a resiliência e o amor incondicional que Gardner demonstra ao lutar contra todas as dificuldades em busca de seus sonhos.



 
4- "Preciosa"(Precious: Based on the Push by Sapphire, 2009)
Gabourey Sidibe brilha em sua estreia no cinema como Claireece" Preciosa" Jones. O filme aborda temas delicados como abuso, superação e esperança, e a atuação de Sidibe é comovente e poderosa, transmitindo a dor e a resiliência de sua personagem em meio a circunstâncias desafiadoras.




5- "Corina, uma Babá Perfeita"( Corrina, Corrina, 1994) 
Whoopi Goldberg entrega uma atuação cativante como Corrina, uma baba que entra na vida de uma família após a perda da mãe. A história sensível e comovente aborda temas como luto, superação, e a importância da empatia. Goldberg traz autenticidade e ternura ao papel, tornando-o memorável.





6-"12 Anos de Escravidão"(12 Years a Slave, 2013)
Chiwetel Ejiofor brilha como Solomon Northup, um homem negro livre que é sequestrado e vendido como escravo. Sua atuação é arrebatadora, transmitindo a dor e a luta de Solomon durante os anos de cativeiro. Lupita Nyong'o também oferece uma atuação marcante como Patsey, uma escrava que sofre terríveis abusos. O filme aborda a história sombria da escravidão com sensibilidade e impacto emocional.


7-"Fique Rico ou Morra Tentando"(Get Rich or Die Tryin, 2005)
Curtis "50 Cent" Jackson mostra suas habilidades de atuação ao interpretar Marcus, um rapper que busca uma vida melhor após uma infância difícil. o filme é uma jornada poderosa de superação e determinação, e a atuação de 50 Centtraz autenticidade ao retratar a complexidade de um personagem inspirado em sua própria vida.


9- "Meu Nome é Rádio"(Radio, 2003)-
Interpretado por Cuba Gooding Jr. Rádio é um homem com deficiência intelectual que desenvolve uma amizade especial com um treinador de futebol, interpretado por Ed Harris. A atuação de Gooding Jr. é tocante e comovente, retratando a jornada de superação e aceitação de Rádio, bem como o impacto positivo que ele tem na comunidade em que vive.



10- Ray (2004)- 
Jamie Foxx entrega uma performance magnífica como Ray Charles, o lendário músico.
Foxx capta a essência de Charles, Capturando suas lutas pessoais, sua genialidade musical e suas conquistas. Sua atuação foi aclamada pela crítica e lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, mostrando a Profundidade de sua entrega ao papel.



11- " Mandela: Long Walk to Freedom" (2013)- 
Idris Elba oferece uma atuação poderosa ao interpretar Nelson Mandela, líder sul-africano que lutou contra o apartheid e dedicou sua vida à igualdade e aá liberdade. Elba Transmite a sabedoria e a determinação de Mandela, retratando a complexidade de sua jornada e seu legado como um ícone da luta pelos direitos civis.




12-"Nina" (2016)- 
Zoe Saldana interpreta a lendária  cantora e ativista Nina Simone. Saldana traz sensibilidade e autenticidade ao personagem, explorando a vida turbulenta e os desafios enfrentados por Nina Simone, bem como sua contribuição para a música e a luta pelos direitos civis.


13- um Limite Entre Nós ( Fences, 2016)- 
Viola Davis entrega uma atuação brilhante como Rose Maxson, a esposa de um homem complexo e conflituoso, interpretado por Denzel Washington. Davis traz uma emoção genuína á personagem, transmitindo a força, a compaixão e as lutas de Rose, tornando-a inesquecível.
Fences- filme, 2016 


14-"Á Espera de Um Milagre" ( The Green Mile, 1999)-
Michael Clarke Duncan oferece uma atuação comovente como John Coffey, um homem com habilidades misteriosas que é condenado à morte. Duncan traz humanidade e compaixão ao personagem, transmitindo sua inocência e bondade, apesar das circunstâncias sombrias em que se encontra. 



15-" Vovó...Zona" ( Big Momma's House, 2000)-
Martin Lawrence brilha como o agente do FBI, Malcolm Turner, disfarçado como a adorável e hilária Vovó...Zona. A atuação de Lawrence é repleta de humor e Charme, proporcionando momentos divertidos e memoráveis para o público.


16- Um Príncipe em Nova Iorque ( Coming To America, 1988)-
Eddie Murphy entrega uma atuação icônica como o príncipe Akeem de Zamunda, que viaja para Nova York em busca de Sua futura esposa. Murphy traz humor e carisma ao personagem, fazendo deste filme uma comédia clássica e inesquecível.



17- "Mãos Talentosas: A História de Ben Carson"(Gifted Hands: The Ben Carson Story, 2009)
Kimberly Elise interpreta Sonia Carson, a mãe de Ben Carson, que enfrentou muitos desafios enquanto criava seu filho em um ambiente desfavorecido.A atuação de Elise traz ternura e força ao retratar a dedicação de uma m~ea ao apoio e incentivo de seu filho para que ele alcance seu potencial máximo.



18- Antebellum/ A Escolhida (2020)- 
Janelle Monáe entrega uma atuação marcante como a protagonista Verônica Henley. O filme aborda questões sociais e raciais, Monáe traz complexidade e profundidade à personagem, capturando a luta e a força de uma mulher presa em uma realidade angustiante.


19- "Estrelas Além do Tempo"(Hidden Figures, 2016)- 
Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe brilham como Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, respectivamente. Essas mulheres extraordinárias foram fundamentais para a NASA durante a corrida espacial, e as atrizes trazem graça e determinação a seus papéis, compartilhando as histórias inspiradoras de mulheres negras que desafiaram barreiras em uma época de segregação racial.



20-" As Branquelas " (White Chicks, 2004)- 
Os irmãos Marlon Wayans e Shawan Wayans oferecem atuações hilárias como os detetives Kevin e Marcus, que se disfarçam como socialites brancas para resolver um caso. Os Wayans demonstram talento na comédia e criam um filme divertido e repleto de momentos memoráveis. Difícil falar de as Branquelas e não falar de Latrel, figura icônica interpretada pelo magnífico ator Terry Crews que abrilhantou como ninguém a comedia dos Wayans.



21- Todo Mundo Odeia O Chris (Everybody Hates Chris, 2005-2009)- 
A série de comédia semiautobiográfica, inspirada na vida do ator e comediante Chris Rock, apresenta uma atuação notável do protagonista Tyler James Williams como Chris Rock, um adolescente que enfrenta os desafios da adolescência com humor e resiliência.


22- Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air, 1996)-
Will Smith brilha como o protagonista Will, um jovem da Filadélfia que se muda para a sofisticada Bel- Air para viver com seus parentes ricos. A série destaca o talento cômico de Smith e o torna um ícone da cultura pop.



23- Um Tira da Pesada ( Beverly Hills Cop, 1984)- 
Eddie Murphy oferece uma atuação icônica como Axel Foley, um detetive de Detroit que investiga um caso em Beverly Hills. A habilidade de Murphy para comédia e ação o torna cativante, tornando este filme uma verdadeira aventura divertida. Um tira da Pesada é uma série de filmes que cativou audiências em todo o mundo com sua combinação única de ação, comédia e o carisma inconfundível de Eddie Murphy. 


24-" Shaft"(2000)-
Samuel L. Jackson traz uma nova vida ao personagem, oferecendo uma mistura de charme e durabilidade que torna este filme uma homenagem aos clássicos da década de 1970.
Em 2000, a série foi reiniciada com um novo filme intitulado "Shaft" (2000), estrelado por Samuel L. Jackson como o sobrinho de John Shaft, que segue os passos do tio como detetive. Este filme trouxe o carisma inconfundível de Samuel L. Jackson para o papel principal, mantendo o espírito do personagem original e adicionando uma dose extra de ação moderna e humor.




25-"Malcolm X" (1992) 
Denzel Washington entrega uma atuação magnífica como o líder ativista Malcolm X. A Habilidade de Washington em captura a intensidade e a transformação do personagem fazem deste filme uma experiencia comovente e impactante.
   

26- "O Grande Desafio" (The Great Debaters, 2007)- 
Denzel Washington também dirige e atua neste filme inspirador baseado em fatos reais. Interpretando o professor Melvin B. Tolson, Washington traz uma energia cativante ao personagem, mostrando como ele inspirou seus alunos a se superarem e enfrentarem desafios.


27- A cor Purpura (The Color Purple, 1985), 
Whoopi Goldeberg brilha em sua atuação como Celie Johnson, uma mulher negra que enfrenta inúmeras adversidades ao longo da vida. Goldberg oferece uma performance emocionalmente poderosa, compartilhando a jornada de superação e autodescoberta de Celie.

28-"Um Sonho de Liberdade" (The Shawshank Redemption, 1994)- 
Morgan Freeman entrega uma atuação memorável como Red, um detento com personalidade sábia e ponderada. a voz marcante de Freeman e sua habilidade de transmitir a Humanidade do Personagem o Tornam uma figura inesquecível na história do Cinema.



29- Histórias Cruzadas - filme de 2011- 
Com performances magníficas de Viola Davis, Octavia Spencer e outras talentosas atrizes, Histórias Cruzadas ressoa com autenticidade e sensibilidade, mostrado o poder da amizade, empatia e coagem na luta pela mudança. O filme toca os corações dos espectadores, deixando uma mensagem poderosa sobre o poder de compartilhar as vozes daqueles que foram marginalizados e o valor da união para superar a adversidade.


30- "As Férias da Mina Vida"( Last Holiday) 
Uma comédia romântica encantadora lançada em 2006, estrelada por Queen Latifah. Dirigido por Wayne Wang, o filme conta a história de Georgia Byrd, uma mulher trabalhadora e humilde que leva uma vida modesta e rotineira.
Queen Latifah oferece uma atuação carismática e tocante como Georgia Byrd, transmitindo a jornada emocional de sua personagem com leveza e autenticidade. O filme aborda temas de auto aceitação, amizade, coragem e a importância de aproveitar cada momento da vida ao máximo.



Esta é a escolha do editor, e a sua?
Compartilhe conosco sua opinião, entre os 30 personagens, qual deles vem a sua memória como uma grande atuação? Qual outro que  tu acrescentarias?
Compartilhe conosco nos comentários e vamos juntos honrar a diversidade e representatividade no no mundo do cinema.




Comentários