Top 5 filmes com protagonistas negros os que vão te impactar

 Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento importante em Hollywood com um  aumento significativo na representação e visibilidade de protagonistas negros no cinema.

Estes filmes oferecem retratos diversos e poderosos de personagens negros, trazendo histórias que celebram a riqueza da cultura e da experiência afrodescendente. Além de desafiar estereótipos e clichês, essas produções destacam o talento e a versatilidade dos atores e diretores envolvidos, proporcionando uma nova perspectiva para o público. esses filmes vão além de apenas entreter, eles educam, inspiram e abrem espaço para diálogos sobre questões sociais e raciais. Ao destacar a presença e o impacto desses protagonistas negros no cinema contemporâneo, estamos reconhecendo a importância da representatividade e fortalecendo a diversidade narrativa. Eles nos convidam a experimentar histórias, autênticas, emocionantes e profundamente humanas que expandem nossos horizontes e promovem um entendimento mais amplo da experiência humana.

1- Judas e o Messias Negro 

Judas e o Messias Negro filme de 2021

Esse drama baseado em fatos reais mergulha na história do ativista Fred Hampton, líder dos Panteras Negras e sua luta pelo poder Negro nos Estados Unidos. O filme também aborda a infiltração do FBI em seu movimento, utilizando um informante infiltrado para minar seus esforços. Judas e o Messias Negro retrata de forma intensa as tensões raciais e politicas da época, além de apresentar performances poderosas de Daniel Kaluuia e Lakeith Stanfield.
Data de lançamento no Brasil 25 de fevereiro de 2021
Direção: Shaka king
Produção: Ryan Coogler, Charles king
Roteiro: Shaka King,Will Berson
Elenco: Daniel Kaluuia, Lakeith Stanfild,Jesse Plemos, Dominique Fishback, Ashton Sanders
Gênero: drama

 2- A Voz Suprema do Blues/ Ma Raineys Black Bottom

A Voz Suprema do Blues/ 
2 / 
Same Black Bottom- Filme de 2020
 adaptado de uma peça de August Wilson, este filme é um poderoso drama musical que se passa nos anos 1920. Ele acompanha a icônica cantora de blues Ma Raineys durante uma tensa sessão de gravação de estúdio, destacando as dinâmicas raciais e o poder da música como forma de expressão e resistência. Com a atuação brilhante de Viola Davis como Ma Raineys e a última performance de Chadwick Boseman, o filme entrega uma poderosa reflexão sobre o legado e a luta por reconhecimento no cenário artístico dominado por brancos.
Lançamento:25 de dezembro de 2020, EUA, 18 de dezembro (Netflix)
Direção: George C. Wolfe
Produção: Denzel Washington, Tood Black, Dany Wolfe
Baseado na peça teatral Ma Raineys Black Bottom de August Wilson
Roteiro: Ruben Santiago Hudson
Elenco: Viola Davis como Ma Rainey, Chadwick Boseman como Levee Green, Glynn Turman como Toledo, Colman Domingo como Cutler, Michael Potts como Slow Drag, Jeremy Shamos como Irving, Taylour Paige como Dussie Mae, Dusan Brown Sylvester, Jonny Coyne Sturdyvant, Joshua Harto como policial
Gênero: drama

3- One Night in Miami 

One Night in Miami- filme 2020
Dirigido por Regina King, este drama inspirador imagina um encontro fictício entre quatro figuras negras proeminentes da década de 1960 Muhammad Ali, Malcolm X. Sam Cook e Jim Brown. O filme se passa em uma noite histórica em Miami, onde esses líderes discutem suas posições políticas, responsabilidades sociais e o legado que desejam deixar para trás . One Night in Miami é uma reflexão profunda sobre o ativismo, a identidade e o poder da solidariedade negra.Lançamento: 7 de setembro de 2020 (mundial)

Gênero: Drama 

Direção: Regina King 

Produção: Jess wu Calder, Keith Calder, Jody Klein 

Roteiro: Kemp Powers 

Baseado em uma peça escrita por Kemp Powers

Elenco: Kingsley Ben-Adir como Malcolm X, Eli Goree como Cassius Clay, Aldis Hodge como Jim Brown , Lance Reddick como irmão Kareem, Nicolette Robinson como Barbara Cooke, Michael Imperioli como Angelo Dundee, Beau Bridges como sr. Carlton, Jerome A. Wilson como Elijah Muhammad, Amodre D. Jacson como LC Cooke,Christian Magby, Lawrence Gilliard Jr como Drew Bundini Bro, Jeremy Pope como Jackie Wilson, Christopher Gorham como Johnny Carson, Emily Bridges como Emily Carlton, Joaquina Kalukango como Betty X, Aaron D. Alexander como Sonny Liston, Randall Newsome como Myron Cohen, Alan Wells como Ed McMahon, Sean Monaghan como Henry Cooper

4- Da 5 Bloods/Destacamento Bloods

Da 5 Bloods- Filme de 2020
Dirigido por Spike Lee, esse filme de guerra segue um grupo de veteranos afro-americanos que retornam ao Vietnã décadas depois do conflito para buscar os restos mortais de seu líder e esquadrão e um tesouro enterrado. Ao mesmo tempo em que exploram a selva perigosa, eles também enfrentam os fantasmas do passado e as tensões raciais que persistem até hoje. De 5 Bloods aborda questões profundas de guerra, trauma, amizade e justiça social, enquanto oferece uma narrativa envolvente e uma atuação marcante de Delroy Lindo.
Lançamento; 12 de junho de 2020, nos Estados unidos.
Direção: Spike Lee, 
Produção: Jon Kilik, Spike Lee, Lloyd Levin
Roteiro: Danny Bilson, Paul de Melo
Spike Lee, Kevin Willmott
Elenco: Delroy Lindo como Paul, Jonathan Majors como David, Clarke Peters como Otis, Norm Lewis como Eddie, Isiah Whitlock Jr como como Melvin,  Mélanie Thierry como Hedy Bolvier,  Paul Walter Hauser como como Simon, Jasper Paakkonem  como Seppo Havelin, Jean Reno como Desroche, Veronica Ngo como Hanoi Hennah Chadwick Boseman como Norman Earl "Stormin' Norman" Holloway, Lê Y Lan como Tiên, Nguyê Ngoc Lâm como Quãn, Sady Hurong Pham como Michon



5- Black Panther / Pantera Negra


Pantera negra/ Black Panther- filme 2018

Sob a direção de Ryan Coogler, esse filme da Marvel Studios, se tornou um marco na representação dos negros no cinema. Ele segue a história do rei de Wakanda, T'Challa, também conhecido, como Pantera Negra, que deve enfrentar desafios internos e externos para proteger seu povo e a tecnologia avançada da sua nação africana fictícia. Black Panther é uma celebração da cultura negra, explorando temas de identidade, poder, justiça e responsabilidade social, ao mesmo tempo em que entrega ação e entretenimento de alto nível.
Lançamento, 2018
Direção: Ryan Coogler
Produção: Kevin Freige
Roteiro: Joe Robert Cole, Ryan Coogle
Baseado em: Pantera Negra de: Stan Lee e Jack Kirby
Gênero: açao, aventura e ficção científica
Elenco: Michael B. Jordan como N'Jadaka/Erik "killmonger"Stevens
Lupita Nyong'o como Nakia
Danai Gurira como Okoye
Martin Freeman como Everett K. Ross
Daniel Kaluuya como W' Kabi
Letitia Wright como Shuri
Winston Duke como M'Baku
Angela Bassette como Ronda
Forest Whitaker como Zuri
Andy Serkis como Ulysses Klaue
além de Florence Kasumba, John Kani, Sterling K. Brow, Nabiyah Be, Gabrielle Dennis, entre outros

Esses filmes exemplificam a riqueza e a adversidade das histórias contadas por protagonistas negros nos últimos anos, explorando questões sociais, políticas e culturais relevantes, além de fornecer performances impactantes que elevam o nível do cinema contemporâneo.

Comentários